Sobre o relatório do PISA
O relatório referenciado em epígrafe tem como objeto as amostras referentes às provas de 2012.
Sendo assim, é de espantar que a rigorosa OCDE encontre como causas de melhoria a avaliação de professores e a reforma curricular. Para quem dizia que os professores não eram avaliados há mais de 30 anos, pergunta-se se o sistema de avaliação já tem consolidação para dar frutos desde 2008. Se, como julgo, a avaliação de professores já vinha sendo feita e o que se mudou foi o regime, a avaliação de professores não pode ter influenciado determinantemente a melhoria dos alunos. Por seu turno, a reforma curricular de 2012 não iria surtir efeitos em dois mil e doze. É que as reformas costumam dar frutos a longo prazo.
Por isso, a melhoria resulta de um de dois fatores: ou os estudantes estudam mais ou a amostra tem outros critérios de seleção, provavelmente os mais conducentes a resultados que nos deixem ficar melhor na fotografia, mas sem exageros como manda a lei da hipocrisia.
Portanto, para que queremos a OCDE?